sábado, outubro 21, 2006

O que é um formador?

Um formador profissional é

"... o profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional."

(Decreto Regulamentar n.º 66/94, de 19 Novembro , com as alterações introduzidas pelo Decreto Regulamentar n.º 26/97, de 18 de Junho)

Deve reunir o domínio técnico actualizado relativo à área de formação em que é especialista, o domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas adequadas ao tipo e ao nível de formação que desenvolve, bem como competências na área da comunicação que proporcionam ambiente facilitador do processo ensino/aprendizagem.

O exercício da actividade de formador exige

  • · Preparação psicossocial, que envolve, designadamente, o espírito de cooperação e a capacidade de comunicação, relacionamento e adequação às características do público alvo, por forma a prosseguir com eficácia a função cultural, social e económica da formação;
    · Formação científica, técnica, tecnológica e prática, que implica a posse de qualificação de nível igual ou superior ao nível da saída dos formandos nos domínios em que se desenvolve a formação;
    · Frequência com aproveitamento de curso de formação pedagógica, com duração mínima de 90 horas, homologado pelo IEFP;
    · Posse do certificado de aptidão profissional de formador ( CAP ) ,traduzida na competência pedagógica ,devidamente actualizada.

Formação pedagógica de Formador

O reconhecimento da Aptidão de Formador pressupõe a frequência, com aproveitamento, de um curso com a duração mínima de 90 horas, centrado na aquisição de competências pedagógicas nucleares do formador, essenciais ao desenvolvimento da formação e à intervenção no sistema de formação no âmbito do qual o formador exerce a sua actividade profissional.
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores desenvolvido pelo IEFP baseia-se num referencial cuja estrutura programática assenta em três eixos de intervenção pedagógica:

· EIXO DE ENQUADRAMENTO


  • o Orientado para a compreensão global do processo formativo e para o desenvolvimento de competências pessoais e inter-relacionais, em contexto de formação
    A1 O formador face aos sistemas e contextos de formação
    A2 Factores e processos de aprendizagem
    A3 Métodos e técnicas pedagógicas

EIXO OPERACIONAL


  • o Orientado para a aquisição de competências técnicas visando a operacionalização da formação
    B1 Objectivos pedagógicos
    B2 Avaliação da aprendizagem
    B3 Recursos didácticos
    B4 Planificação da formação
    B5 Acompanhamento e avaliação da formação

EIXO PRÁTICO


  • o Orientado para a mobilização das competências desenvolvidas ao longo do processo pedagógico, através de prática simulada
    C1 Plano de sessão
    C2 Simulação pedagógica
    C3 Proposta de intervenção pedagógica

Formação pedagógica continua de Formadores

No sentido de proporcionar aos formadores a sua actualização pedagógica, podendo assim cumprir-se um dos requisitos para a renovação do CAP de Formador, o IEFP tem em implementação uma estrutura modular de formação contínua, abrangendo diversas áreas temáticas - Sistemas de Educação, Formação e Certificação, Gestão da Formação, Tecnologias e Metodologias de Formação - que vai integrar a oferta formativa dos Centros de Formação Profissional.
De momento, os Centros de Formação Profissional do IEFP têm disponível, na modalidade de formação pedagógica contínua de formadores, o Percurso Formativo Integrado. Este Percurso destina-se, essencialmente, aos formadores certificados pela via da experiência, no âmbito da Certificação de Aptidão Profissional de Formador - Competência Pedagógica, tendo em vista o aprofundamento das suas competências e a renovação dos respectivos CAP.

In www.iefp.pt

1 Comentários:

Às 02 novembro, 2006 16:29 , Blogger Nuno Sousa disse...

Este artigo serve para abrir o Blog...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial