sexta-feira, dezembro 15, 2006

A origem do termo "Freguês"

Nos princípios da nossa nacionalidade, surgiu entre nós o termo "Freguês", tão usado até aos nossos dias com o seu sentido comercial.
Hoje em dia, freguês é alguém que se dispõe a comprar repetidas vezes nos mesmos locais ou estabelecimentos, as coisas que esses vendedores têm para comercializar.
Pois, na verdade este termo vem-nos do léxico de palavras da religião católica, e a sua raiz é a de «Filho da Igreja» Do latim Fili e Eglesia. Vemos que a linguagem comercial se apropriou de uma palavra eclesiástica.

O oposto se passou com a palavra paróquia, que era utilizada inicialmente na administração local e foi apropriada pela igreja.Esta palavra designava um termo unicamente administrativo e é agora usada para definir a igreja a que se pertence.
Se moramos na zona de Sintra, somos os paroquianos de Sintra, a palavra paróquia adquire uma conotação de pertença a uma dada igreja.
É curioso como através dos tempos estes termos se prenderam de uma forma especial a duas realidades tão diferentes - a religião e o comércio - de um povo que no seu auge foi missionário e descobridor de novos mercados!

posted por Nuno Sousa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial